26/03/2021

SIV: um novo serviço, mais assistência para a população

Coren-SE compareceu ao SAMU para verificar o andamento da modalidade implantada

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Sergipe implantou recentemente uma nova modalidade para a assistência, o Suporte Intermediário de Saúde, batizado como Serviço Intermediário de Vida (SIV) e o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) conferiu nesta sexta-feira, 26/03, o andamento deste projeto que já está em fase piloto.

O SIV está em atuação desde o último sábado, 20/03, e até o momento já atendeu 15 ocorrências. “Por se tratar ainda de um projeto piloto, temos apenas uma ambulância disponível. Porém, a depender do dimensionamento e da necessidade, como já ocorreu, podemos acrescentar novas unidades aos atendimentos”, informa Érika Junqueira Alencar, coordenadora técnico assistencial do SAMU.

A nova modalidade é composta por enfermeiro, técnico e condutor, podendo ser utilizada com dois enfermeiros e condutor. “Esta é uma excelente iniciativa. Os números já mostram que é uma opção ideal para ampliar a assistência e dar maior autonomia ao profissional enfermeiro e equipe de Enfermagem”, diz o presidente do Coren-SE, Conrado Marques.

Dentre as vantagens do novo serviço estão: o atendimento direcionado, a redução de custos, melhor tempo de resposta e mais qualidade do atendimento dos profissionais, que já são treinados em prática avançadas. “Além disso, com a implementação das novas USAs e o SIV, foi possível descentralizar mais as viaturas, abrangendo maior área de atuação, de forma mais ágil”, esclarece Érika Junqueira.

Para que estes atendimentos ocorram pelo SIV, os pacientes atendidos são selecionados mediante protocolos internos, cuja gravidade esteja de acordo com a competência da categoria dos profissionais que estão atuando nestas novas unidades.

Ao fim da visita o presidente do Coren-SE dialogou com a equipe destinada ao SIV. “Vocês estão fazendo história com o atendimento desta magnitude, mostrando o avanço e a qualidade dos serviços. Contem com o Conselho de vocês, pois daremos todo apoio necessário. Sabemos que não é fácil, mas ainda assim vocês estão rompendo esta barreira. Não tenho dúvida da capacidade e profissionalismo de vocês. Muito obrigado e parabéns a todos!”, declarou.

 

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117