13/07/2017

Samu 192 pede socorro

Preocupado com as condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem

Preocupado com as condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem e a garantia de prestação de uma assistência de saúde digna à população, o Coren-se protocolou denuncia junto ao MPE, TCE e Comissão de Saúde da ALESE referente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Estado.
De acordo com diversas denúncias, as condições de funcionamento do SAMU encontram-se precárias o que prejudica o acesso da população aos serviços de Urgência e Emergência realizados pelo mesmo.
Constam relatos de que das 16 Unidades de Suporte Avançado (USASs), 43 Unidades de Suporte Básico (USBs) e 04 motolâncias habilitadas para funcionamento pelo Ministério da Saúde menos de 30% da frota encontra-se funcionando diariamente. A exemplo de fato recente no qual apenas 05 USAs e 10 USBs estariam efetivamente prestando assistência aos 75 municípios do estado, visto que a atividade das motolâncias foi suspensa pelo superintendente do SAMU.
Ressalte-se que atualmente o Serviço de Tomografia do HUSE não está funcionando e os exames são realizados em outras instituições cabendo ao SAMU o transporte inter hospitalar e inter municipal dos pacientes graves. Sem condições para efetivação do transporte por conta do número reduzido das viaturas, muitos pacientes aguardam na fila a oportunidade de fazerem uma tomografia e terem um diagnóstico mais preciso do seu quadro clínico.
O Coren-SE já possui Ação Civil Pública contra a FHS relacionada ao SAMU tendo em vista que irregularidades verificadas nas diversas fiscalizações do órgão não foram solucionadas, dentre elas o déficit de profissionais de enfermagem. O Conselho solicitou ao MPE, TCE e Comissão de saúde da ALESE que seja viabilizada audiência e inspeção conjunta das bases afim de serem criadas estratégias para resolução da atual situação.

Gestão do Coren/SE




  • bannerTransparencia 207x 117
  • bannerConvenio207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • e-dimensionamento-207x117