25/06/2019

Revistas brasileiras de Enfermagem estão entre as melhores no fator impacto

Pesquisa é divulgada, anualmente, em junho; três revistas de Enfermagem do Brasil estão presentes nessa pesquisa.

Anualmente, é publicado o ranking do Fator de Impacto da Clarivate, no Journal Citation Reports (JCR). A divulgação é sempre uma notícia aguardada com apreensão pelos editores, cada ano a classificação sofre mudanças de acordo com as citações dos artigos. O fator de impacto se constitui em um indicador cientométrico, que determina a importância dos periódicos acadêmicos no cenário da ciência.

O ranking que é utilizado como critério de escolha de revistas em que publicar a produção resultante de pesquisas, pelos pesquisadores, é também o indicador mais importante a compor os periódicos da Capes.

Três revistas de Enfermagem do Brasil estão presentes nessa pesquisa, são elas: Revista Latino-Americana de Enfermagem; Revista da Escola de Enfermagem da USP e Acta Paulista de Enfermagem, todas ascenderam no ranking e duas estão posicionadas entre as 100 melhores.

Para a Enfermagem Brasileira, é uma honra ter essas revistas incluídas na coleção. Como podemos atestar na opinião de Maria Helena Palucci Marziale, diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (UPS/RP). “A divulgação do Journal Citation Reports (JCR) deve ser comemorada pela Enfermagem Brasileira pelos bons indicadores conquistados por suas revistas. Dividimos com os autores, pareceristas e sociedades científicas da Enfermagem essa conquista”.

Para o editor da revista Enfermagem em Foco, Joel Mancia: “A melhora da posição das revistas no ranking traduz a qualidade da produção científica dos nossos pesquisadores que são citados em nível internacional”.

O Fator de Impacto de uma revista científica é calculado somente entre as revistas que compõem a grande coleção da Web of Science. Logo, não são contabilizadas as citações de revistas da coleção obtidas em periódicos fora da coleção. O cálculo desse fator é a soma de todas as citações que ela recebeu nos dois anos anteriores dentro da coleção dividido pelo total de artigos publicados no mesmo período.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom – Cofen




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117