05/07/2019

Resolução do Cofen é base para artigo sobre dimensionamento profissional

Estudo publicado na biblioteca online SciELO se baseou na Resolução 543/2019.

Baseado na Resolução Cofen nº 543/2017, artigo sobre Dimensionamento de Profissionais de Enfermagem: implicações para o processo de trabalho na estratégia saúde da família foi publicado na página SciELO. O estudo, realizado por Lucas Cardoso e Wilza Carla, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e  Juliane Andrade, da Universidade de Brasília (UnB), abordou o dimensionamento de profissionais de Enfermagem de uma Unidade de Saúde da Família (USF).

Embasadas na legislação do Cofen, a coleta, a organização e a análise de dados ocorreram entre os meses de janeiro e março de 2018, com dados referentes ao ano de 2017. O trabalho relata a experiência da construção do dimensionamento de Enfermagem e suas implicações para o processo de trabalho na USF.

Cleide Mazuela, coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen (CTLN) e membro do Grupo de Trabalho de Dimensionamento, destaca a importância desse artigo para que o enfermeiro adeque-se ao uso de ferramentas gerenciais no dia a dia. “O estudo demonstra como é importante que os profissionais de Enfermagem utilizem instrumentos gerenciais, tais como o dimensionamento, visando buscar mudanças no trabalho da Enfermagem e da equipe e na melhoria da assistência ofertada”.

Durante a execução do projeto, a aplicação da ferramenta de dimensionamento – proposta pela Resolução Cofen – em uma unidade de saúde, evidenciou que a falta do enfermeiro e do auxiliar ou técnico de Enfermagem resulta em implicações para o processo de trabalho. No entanto, é importante que o profissional também use ferramentas gerenciais.

Confira na íntegra o artigo.

Fonte: Ascom – Cofen




  • bannerTransparencia 207x 117
  • bannerConvenio207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • e-dimensionamento-207x117