29/01/2019

Protagonista da Enfermagem Sergipana

Enfª Drª Débora Moura da Paixão Oliveira

Enfª Dra. Débora Moura

No mundo moderno, Enfermagem é uma carreira que exige formação, seja ela universitária ou técnica. A dedicação, esforço e luta de um profissional da enfermagem não se limitam às horas que ele passa nos estabelecimentos de saúde, em sala de aula ou exercendo um cargo na área administrativa. A Enfermagem é sinônimo de estudo, muito estudo! Para homenagear os profissionais da enfermagem que se destacam em nosso estado, o Coren-SE criou o quadro “Protagonista da Enfermagem Sergipana”.

Os profissionais de enfermagem se especializam, fazem cursos de mestrado, doutorado, tudo isso, agregado às horas que eles passam em seu ambiente de trabalho. E foi assim, dedicando 30 anos aos estudos, que a enfermeira Dra. Débora Moura, conseguiu concluir seu mestrado sobre os cuidadores de crianças com hidrocefalia e o doutorado voltado para pacientes com Traumatismo Crânio Encefálico (TCE).  E ela não para por aí. Sua próxima meta é o pós doutorado!

Enfermagem por Amor

A paixão pela neurocirurgia surgiu em 1988 quando ela trabalhou na Fundação Beneficente Hospital Cirurgia. O empenho aos estudos lhe rendeu bons frutos. Doutora e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Débora Moura foi coordenadora do Programa de Imunizações na Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), enfermeira pesquisadora no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Atualmente ela é escritora de artigos nacionais e internacionais de revistas renomadas da área da saúde. Débora é a prova de que o profissional de enfermagem é sim, um protagonista de grande peso para a saúde no nosso país.

Devido aos seus inúmeros trabalhos científicos apresentados em congressos, ela conseguiu se destacar em todo o Brasil e foi convidada pela Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc) para ser a presidente do Capítulo da Enfermagem, uma espécie de organização que possui a finalidade de promover reuniões científicas locais, estimulando o desenvolvimento da especialidade e dos especialistas.

Desta forma, a nossa #ProtagonistaDaEnfermagem, Débora Moura, que tanto colaborou e continua a contribuir para a enfermagem em nosso estado e país, convida você para participar do XVIII Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia que acontece de 27 a 30 de março em Foz do Iguaçu. Clique aqui para obter mais informações.

 

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerTransparencia 207x 117
  • bannerConvenio207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • e-dimensionamento-207x117