30/06/2019

Protagonista da Enfermagem Sergipana

Técnica de Enfermagem - Pâmela Cristina Santos Brito

Téc. de Enfermagem, Pâmela Brito.

Nossa Protagonista da Enfermagem Sergipana desse mês de junho é uma jovem profissional com 08 anos de profissão. O amor ao próximo, a forma de acolher e a leveza em cuidar de cada paciente fazem dela uma técnica de enfermagem bastante querida e referenciada por todos os colegas de trabalho e seus pacientes.

Foi com a perda do avô materno que Pâmela Cristina Santos Brito, resolveu fazer o curso para Técnico de Enfermagem. Por ter sido criada pelos avós maternos, a princípio, seu objetivo era ter conhecimento e técnicas para cuidar da sua avó que ainda estava viva, mas o destino proporcionou novos caminhos e pouco tempo depois de concluir o curso (2011), iniciou sua carreira profissional na UTI Adulta do Hospital Primavera.

Atualmente, a técnica de enfermagem Pâmela Brito lida com pacientes oncológicos e exerce suas competências na área assistencial da Onco Hematos que é uma clínica oncológica que oferece tratamento interdisciplinar de qualidade, dentro de uma visão humanística. “Eu acabei me redescobrindo aqui na Onco Hematos. A força, o amor e sentimento de gratidão que nossos pacientes possuem, é incrível! Nós recebemos tanto amor deles, que o mínimo que eu posso fazer é retribuir!”

Os profissionais de enfermagem que atuam na oncologia desempenham papel de relevância singular, preenchendo necessidades técnicas, físicas, psicossociais e educacionais do paciente acometido pelo câncer e sua família. Para Pâmela Brito, trabalhar na área de Enfermagem Oncológica a deixou mais humana. “Aqui, eu consigo olhar, tratar e cuidar do outro como eu gostaria de ser tratada e cuidada. Eu aprendi a agradecer a Deus diariamente, pois eu lido muito com a dor do outro e por mais que eu tenha algum problema, quando eu chego no trabalho, percebo que meus problemas são insignificantes”.

A equipe de enfermagem é a que possui mais contato com o paciente durante o tratamento. Por isso é muito comum que este profissional seja o primeiro a reconhecer possíveis alterações clínicas ao longo do tratamento, podendo detectar problemas quando ainda estão em sua fase inicial, mesmo que não sejam notados pelo paciente.

O foco dos cuidados de Enfermagem é reduzir o impacto da doença sobre paciente e família, como também, salientar o cuidado com os diversos efeitos colaterais provocados pelas várias modalidades de terapia.

O profissional de enfermagem que atua na oncologia possui um elo fundamental no tratamento multidisciplinar dos pacientes com câncer. Trabalhando em conjunto com os demais profissionais, promove uma assistência integral e de qualidade aos pacientes.

 

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerTransparencia 207x 117
  • bannerConvenio207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • e-dimensionamento-207x117