02/02/2018

Presidente do Coren/SE participa de Fórum e esclarece dúvidas de acadêmicos

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE),

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), Dr. Diego Rafael, participou ontem, dia 01, do Fórum de Boas Práticas Hospitalares. O evento destinado aos estudantes do último período do curso de Enfermagem acontece até o dia 09 de fevereiro, na Universidade Tiradentes (UNIT), campus Farolândia.

No primeiro dia do evento, foi abordado a temática ‘Compromisso Social, Participação e Lutas da Enfermagem’. Na ocasião, Dr. Diego Rafael explicou aos acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado l, que a atividade fim dos Conselhos Regionais é fiscalizar o exercício profissional da Enfermagem, primando pela conduta ética, garantindo que a assistência à sociedade seja de qualidade.

“O entendimento da maioria dos profissionais é de que o Conselho é somente para eles, mas na verdade, sua função é mais voltada para a sociedade. A partir do momento que nós realizamos a emissão da carteira profissional, controle de registros e fiscalizações do exercício da enfermagem, estamos garantindo que o profissional esteja de fato habilitado para prestar atendimento, como também, protegendo a sociedade de uma assistência de má qualidade. Essa é a atividade finalística do Conselho”, disse Diego

Os representantes de outras entidades da Enfermagem também fizeram parte do primeiro dia do Fórum que foi mediado pelo professor Hilton Ribeiro. Entre eles estavam o também professor Conrado Marques (ABEn), e a presidente e diretora do Seese, Shirley Morales e Raquel Tavares. Todos eles fizeram esclarecimentos acerca do papel social dos profissionais enfermeiros dentro do seu ambiente de trabalho e convidaram os estudantes a serem mais ativos nas lutas pela defesa da categoria.

Ao ser questionado por estudantes sobre a valorização da Enfermagem, Dr. Diego Rafael alertou que as categorias e suas representatividades precisam estar unidas. “A valorização tem que partir dos próprios profissionais na busca incessante do conhecimento, prestação de uma assistência de qualidade, atuando com ética e respeito para com próximo. Além disso, precisamos estar unidos, caso contrário não conseguiremos de forma alguma a efetividade de várias ações que irão culminar no que tantos desejamos que é a valorização da categoria”.

 




  • bannerTransparencia 207x 117
  • bannerConvenio207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • e-dimensionamento-207x117