24/07/2020

Nova fiscalização é realizada no Hospital e Maternidade Santa Isabel

Equipe do Coren-SE averiguou diferentes alas para constatar as condições apresentadas atualmente pela instituição de saúde

Foi realizada no início da tarde desta quinta-feira, 23/07, mais uma fiscalização no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracaju, Sergipe. Representando o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), o enfermeiro fiscal, Evaldo Lima, avaliou diferentes áreas da instituição de saúde.

Na visita, foi constatado o déficit de profissionais de enfermagem nas unidades assistenciais das alas branca, azul e verde. A situação mais crítica foi verificada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), que está com apenas um enfermeiro para atender 30 leitos, por turno, desrespeitando a Resolução Cofen nº 543/2017, bem como a RDC 07/2010 ANVISA, pois, de acordo com esta última, deveria dispor, minimamente, de três enfermeiros por período e, no momento, dispõe apenas de dois enfermeiros, sendo o restante dos turnos com apenas um, gerando déficit mínimo de nove enfermeiros.

A equipe do Coren-SE também realizou doação de 50 máscaras N95/PFF2, que serão destinadas aos profissionais de enfermagem que atuam na instituição. Além disso, foram passadas orientações sobre os cuidados adequados aos pacientes portadores com a Covid-19.

Mediante o que foi verificado, o Coren-SE enviará relatório para a gestão e autoridades competentes, aguardando prazo para que as inconformidades sejam sanadas e adotando medidas judiciais cabíveis, caso necessário. Um retorno também será realizado para confirmar, in loco, a realização das adequações.

 

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117