02/07/2019

Investir na Enfermagem pode ajudar a alcançar o desenvolvimento sustentável em saúde

ICN fecha congresso com apresentações sobre necessidade de investimento em Enfermagem.

Jim Campbell, diretor da OMS, participou do evento.

O investimento na educação, treinamento, emprego e apoio à força de trabalho da saúde, que é aproximadamente 70% feminina, é necessário para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável relacionados à saúde, disse Jim Campbell, diretor da OMS, durante conferência de encerramento do Congresso Mundial de Enfermagem do ICN, nesta segunda-feira (1º/7).

Em discurso para um público de mais de 5 mil profissionais de Enfermagem no Congresso do ICN, em Singapura, Jim Campbell, diretor do Departamento de Saúde da Organização Mundial da Saúde, resumiu as apresentações da manhã com três “D’s”: Dados – o papel dos dados e como isso é essencial; Diálogo – o papel das ANEs e dos líderes de enfermagem para utilizarem dados e ter uma visão não apenas em torno do valor clínico da enfermagem, mas também sobre o aspecto político, custos e investimentos; e Decisão – para fazer uma mudança, uma decisão de introduzir um novo ambiente político e articular o retorno do investimento.

“Os países precisam de dados confiáveis sobre a força de trabalho em saúde e evidências robustas para saber onde e como investir em sua força de trabalho para ver o impacto em termos de sistema de saúde e resultados de saúde. Essas informações são particularmente críticas para a enfermagem”, destacou Campbell.

ICN fecha congresso com apresentações sobre necessidade de investimento em Enfermagem.

Segundo Campbell, o primeiro Relatório sobre a Enfermagem no Mundo, que está sendo elaborado pela OMS em parceria com o ICN e entidades membros, fornecerá aos países dados e evidências necessários para apoiar o diálogo político e a tomada de decisões sobre o investimento na força de trabalho de Enfermagem para um sistema de saúde mais forte.

Um exemplo prático de como o investimento em Enfermagem pode impactar a saúde de uma sociedade foi fornecido pelo enfermeiro Elias Al Araaj, ganhador do Prêmio de Inovação Política e Impacto Kim Mo Im de 2019. Araaj criou uma organização não-governamental, para promover o cuidado de Enfermagem domiciliar e atividades de desenvolvimento comunitário de apoio a população em uma área pobre no subúrbio oriental de Beirute, durante a guerra civil no Líbano.

Fonte: Ascom – Cofen




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117