29/10/2018

I Fórum de Atenção à Saúde da Mulher do Coren-SE reúne dezenas de profissionais e estudantes

Organizado pela Câmara Técnica de Saúde da Mulher (CTSM), o evento, alusivo ao Outubro Rosa, aconteceu no auditório Huse.

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) promoveu, na última sexta-feira, dia 26, o I Fórum de Atenção à Saúde da Mulher- Seja flor o ano inteiro. Organizado pela Câmara Técnica de Saúde da Mulher (CTSM), o evento, alusivo ao Outubro Rosa, aconteceu no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e reuniu dezenas de estudantes e profissionais da Enfermagem de todo o estado.

A abertura do evento contou com uma apresentação do grupo musical da Associação de Apoio a Adultos com Câncer no Estado de Sergipe (AAACASE) emocionou o público presente após cantar músicas de esperança, fé e perseverança. Todas as integrantes do grupo musical que estavam presentes são vítimas do Câncer, e demonstraram através do canto, o quão importante é ter força de vontade e acreditar na cura da doença.

Com o intuito de debater assuntos relativos ao cuidado à saúde da mulher, o Fórum contou com a participação das delegadas Renata Aboim (DEAM) e Luciana Pereira (DHPP) e da psicóloga Mariza Lima, que abordaram o tema ‘Enfrentamento, concepções e politização acerca da violência contra a mulher e o feminicídio’. O enfermeiro e escritor Vencelau Pantoja utilizou uma didática interativa para tratar da ‘Saúde Sexual e Reprodutiva’, apresentando novas reflexões sobre as práticas de sexo mais seguro.

As enfermeiras especialistas Mychelle Oliveira e Neydiany dos Santos abordaram, respectivamente, as temáticas ‘Doenças Cardiovasculares na Mulher’ e ‘Expertise na Prevenção de Câncer de Mama e Colo de Útero’.

Para participar do evento, os inscritos doaram um kit de higiene pessoal composto por: 01 sabonete líquido + 01 pacote de papel higiênico + 01 pacote de papel toalha. Todo material arrecadado foi doado à Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer.

Durante os intervalos do evento, o público presente participou de sorteios de brindes doados por empresas que fazem parte do Clube de Convênios do Coren-SE. Além disso, alguns sorteados puderam desfrutar de massagens, reike e auriculoterapia que integram as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) realizadas por membros do Movimento Popular de Saúde de Sergipe (MOPS).

Fizeram parte da composição da mesa, o presidente do Coren-SE, Diego Rafael, a diretora do departamento de Cursos e Aprimoramentos do Coren-SE, Elline Alves, a assessora de Relações Institucionais do Cofen, Irene Ferreira,  o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, Carlos Noronha, a responsável pela Referência Técnica da saúde da Mulher do Estado, Rita Bitencourt, a presidente da ABEn Sergipe, Maria Pureza Ramos, a diretora do Seese, Silvana Gois e o presidente do Sintasa, Augusto Couto.

 

Fonte: Ascom/Coren-SE




  • bannerTransparencia 207x 117
  • bannerConvenio207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • e-dimensionamento-207x117