30/04/2020

Hospital Regional de Estância recebe máscaras doadas pelo Cofen e Coren-SE

Doação foi baseada no resultado das últimas fiscalizações e análise da Comissão de Gestão de Crise do Conselho

O Hospital Regional de Estância foi a mais nova instituição de saúde a receber as máscaras doadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), como forma de garantir assistência de qualidade e mais segurança aos profissionais que estão no enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) em unidades que apresentam situação crítica ou baixa demanda de materiais de proteção.

A visita foi realizada nesta quarta-feira, 29/04, pelo presidente do Coren-SE, Diego Rafael da Silva Borges, e pelo coordenador da Comissão de Gestão de Crise (CGC) do Conselho, Conrado Marques. Aproveitou-se a oportunidade para efetivar a doação e dialogar a respeito de diretrizes que venham a garantir melhorias durante esta fase delicada.

A escolha do hospital de Estância foi baseada no resultado das fiscalizações realizadas pelo Coren-SE e de análise por parte da CGC. “Temos sido cautelosos ao fundamentar e realizar cada doação. É função da gestão das instituições de saúde oferecer estes equipamentos fundamentais, porém, enquanto a situação não é regularizada, nossos profissionais não podem correr o risco de atuar na linha de frente, por isso, estamos aqui para ampará-los”, pontua o presidente, Diego Rafael.

As máscaras serão distribuídas nos setores em que os profissionais estão mais expostos, como no atendimento de pacientes suspeitos e/ou confirmados com a Covid-19. “Estamos acordando com os responsáveis pelas unidades beneficiadas para que os direcionamentos destas máscaras ocorram de maneira correta e com direcionamento adequado”, reforça o coordenador Conrado Marques.

Na oportunidade, foi realizada visitação dos setores do Hospital e verificou-se algumas melhorias com base na última fiscalização realizada no local. “Foram instalados chuveiros para banho e higienização dos profissionais, local específico para paramentação e desparamentação na ala Covid-19, o fluxo está bem estabelecido e o dimensionamento está dentro da conformidade”, constata o presidente da Coren-SE.

Atualmente a instituição de saúde possui apenas dois leitos ocupados por pacientes contaminados com o novo coronavírus, necessitando de cuidados mínimos e intermediários. Foi observada, na ocasião, a presença de enfermeira e duas técnicas de enfermagem de plantão, todas devidamente paramentadas com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para assistir ao paciente suspeito e ao confirmado.

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe parabeniza pelo avanço identificado no Hospital Regional de Estância e informa que permanecerá acompanhando esta e demais unidades do Estado, bem como o andamento da pandemia e como se darão os cuidados com pacientes e profissionais.

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117