07/07/2020

Hospital Amparo de Maria inaugura UTI Covid e recebe fiscalização do Coren-SE

Foi constatada a presença de uma ala bem organizada e estruturada, correta dispensação de EPIs, dentre outros itens devidamente adequados

Atendendo ao pedido do Ministério Público, o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) realizou fiscalização no Hospital Amparo de Maria, em Estância, Sergipe, para verificar a nova área destinada a atendimentos de casos Covid, recentemente inaugurada. A visita foi realizada pela enfermeira fiscal do Conselho, Daniela Miranda.

O hospital inaugurou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que contará com 20 leitos, onde a organização é de empresa terceirizada. Além dos atuais leitos disponíveis, mais 40 leitos de enfermaria serão abertos e quando estiverem em funcionamento, o Coren-SE retornará para realizar nova fiscalização. Durante a inspeção, realizada nesta terça-feira, 07/07, o quantitativo apresentado era de 7 pacientes.

A equipe do Coren-SE pôde constatar a existência de uma ala bem organizada e estruturada, com a presença de monitores em todos os leitos, bombas de infusão e ventilador mecânico. Além disso, estavam em total adequação a área de paramentação e desparamentação, copa, banheiro masculino e feminino, duas salas estar, uma para equipe médica e outra para a de enfermagem.

Com relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a equipe do Coren-SE verificou a dispensação correta de todos os materiais, que seguem o padrão necessário e estão devidamente de acordo com o preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).

O hospital também apresentou adequação com relação a equipe de enfermagem para 10 leitos, que é formada por coordenador, um Responsável Técnico (RT), mais dois enfermeiros assistenciais e 10 técnicos de enfermagem no plantão de 24h. Sendo assim, é possível afirmar que está correto o dimensionamento para 10 leitos já completos e disponíveis para atendimento. Como ainda não estão todos os 20 leitos disponíveis , foram passadas apenas algumas orientações de como deve ser realizado o atendimento obedecendo o parecer do Conselho Federal de Enfermagem, o 02/2020.

O Coren-SE compreende a importância de garantir uma boa assistência, assim como a responsabilidade dos profissionais que conseguem adequar todas as condições da instituição de saúde, principalmente diante da atual crise pandêmica que assola o Estado, o Brasil e o mundo. Por este motivo, o Conselho parabeniza a enfermeira responsável, Sônia Regina de Melo, bem como toda a equipe de enfermagem e o RT da UTI Covid, Diego Antônio Barreto dos Santos, pelo excelente trabalho prestado.

Na ocasião, o Coren-SE realizou a doação de 80 máscaras N95/PFF2 como forma de apoio para todos os profissionais de enfermagem que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus na instituição fiscalizada.

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe estará sempre acompanhando e fiscalizando a situação do Hospital Amparo de Maria e informa que, caso qualquer problema venha a ser apresentado, será feita a orientação aos órgãos competentes para assegurar a resolução das possíveis questões.

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117