26/03/2020

Fiscalização do Coren-SE chega à UPA de Boquim

Unidade possui EPIs, contudo o fluxo de pacientes com síndrome gripal e/ou suspeitos COVID19 não estava definido

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na cidade de Boquim, em Sergipe, para averiguar denúncias apresentadas ao Conselho, tanto com relação à dispensação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), quanto ao fluxo definido de atendimento.

Participaram da fiscalização o presidente do Coren-SE, Diego Rafael da Silva Borges, e as enfermeiras fiscais do Conselho, Daniela Miranda e Nívea Fabiana.

Através da visita ficou constatada a presença de EPIs, contudo, a Unidade de Pronto Atendimento não estava preparada para receber casos suspeitos e confirmados de pacientes com coronavírus (COVID-19). Alguns materiais, fundamentais para este atendimento, já chegaram à instituição e foram apresentados à equipe do Conselho, porém em quantidade limitada, quando se faz necessário ter controle da dispensação.

Alguns pontos foram discutidos, juntamente com a enfermeira Responsável Técnica (RT) da UPA, Rôse Gleide Santos Pinto, e ficou estabelecido um fluxo único, que permitirá ao paciente entrar e sair, garantindo a segurança de todos. Foi apresentado esboço de como seria esta programação e, de acordo com a proposta elaborada, o Coren-SE avaliou a possibilidade de êxito na assistência.

Para que o atendimento dos pacientes com sintomas gripais e/ou suspeitos com coronavírus obtenha o êxito esperado, a equipe da UPA de Boquim será devidamente treinada. Além disso, serão destinados os EPIs adequados e será realizada a abertura de um anexo ao lado do prédio para estes casos específicos envolvendo o COVID-19. A equipe do Coren-SE garante que fará o acompanhamento das adequações citadas nesta matéria.

 

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117