21/10/2014

Estatuto do Torcedor não é cumprido durante jogo em Itabaiana

De acordo com o Artigo 16, do Estatuto do Torcedor,

De acordo com o Artigo 16, do Estatuto do Torcedor, como ficou conhecida a Lei 10.671, de 15 de maio de 2003, é dever da entidade responsável pela organização da competição disponibilizar um médico e dois enfermeiros-padrão para cada dez mil torcedores presentes à partida e disponibilizar uma ambulância para cada dez mil torcedores presentes à partida. Todavia, durante alguns jogos, a Federação Sergipana de Futebol – FSF não cumpriu essa determinação, como pode ser confirmado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/SE, sendo sua atividade a fiscalização para garantir a assistência à saúde da população, considerando a quantidade de torcedores presentes durante jogos. Nesta partida do Confiança e Jacuipense, no estádio Presidente Médici, em Itabaiana, no domingo passado (19), o local estava lotado sendo sua capacidade mais de 10 mil lugares. Neste sentido, deveria ter além do médico, um enfermeiro.

Já com algumas notificações por parte do Coren/SE em outras partidas, a FSF não se ateve a este cumprimento, desconsiderando a possibilidade de ocorrências para com toda a torcida presente.

Há um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, assinado entre o Ministério Público Estadual, o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe e a Federação de Futebol, que limita a quantidade de apenas um enfermeiro para cada dez mil torcedores, neste sentido, foi constatado durante a fiscalização que um profissional técnico de enfermagem estava presente, exercendo irregularmente a função de um profissional enfermeiro.

O Coren/SE deve proceder com a notificação direcionada à FSF para que tome as devidas providências quando ocorrerem novas partidas de futebol. E, caso seja descumprida a TAC, serão tomadas as providencias cabíveis para que o torcedor seja assegurado em caso de alguma necessidade voltada à garantia à saúde dele nestes eventos.

Assistência durante a partida

Um jogador do Confiança e um torcedor sofreram lesões durante o jogo do dia 19 passado e, o primeiro foi atendido pelo médico da FSF e levado ao hospital de Itabaiana acompanhado pela técnica de enfermagem e o motorista, já o torcedor, que caiu da arquibancada foi socorrido pelos bombeiros socorristas. Em ambos os casos a presença do enfermeiro era necessária.

CAM03362 CAM03360 CAM03361




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117