11/04/2018

Conselheiros se reunem com RTs do Huse a fim de encontrar soluções de problemas identificados durante Fiscalização

Nos últimos dias o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

Nos últimos dias o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) recebeu dos profissionais de enfermagem que trabalham no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) inúmeras denúncias acerca da sobrecarga de trabalho e da ausência de condições dignas para exercê-lo, notadamente nos setores mais críticos do Hospital, a exemplo das Unidades de Terapia Intensiva e da Ala Vermelha, solicitando deste Conselho as providências pertinentes.

A fim de constatar os fatos denunciados o Coren/SE realizou nos dias 04 e 05 de abril fiscalizações dos serviços de enfermagem nas duas Unidades de Terapias Intensivas (UTI) e na Ala Vermelha do HUSE. As inspeções foram realizadas pelos enfermeiros fiscais Nívia Fabiana, Bárbara Tavares e Evaldo Lima, sendo acompanhados dos responsáveis técnicos do hospital, os enfermeiros Conceição Seixas, Andrea Karla Lemos de Souza, Kath Ramony e Luciano de Queiroz.

Durante a fiscalização, os profissionais de enfermagem relataram a sobrecarga de trabalho que estão vivenciando, a ausência de condições estruturais, a falta de equipamentos e medicamentos essenciais, o subdimensionamento dos profissionais que atuam nas áreas inspecionadas, a escala de extras e a condição desumana que são submetidos alguns pacientes da Ala Vermelha, que estão há mais de quatro meses internados no setor.

Com o intuito de dar resolutividade ao problema observado, o Coren-SE, representado pelo presidente Dr. Diego Rafael, pela secretária Dra. Clarice Mandarino e pela diretora de fiscalização, Dra. Ana Angélica Ribeiro, reuniram-se nesta terça-feira, dia 10, com os enfermeiros Responsáveis Técnicos dos setores mais críticos do hospital, momento no qual foi apresentado o Relatório de Fiscalização com as inadequações observadas e discutida medidas a fim de minimizar os riscos para os pacientes e para garantir assistência de enfermagem de qualidade e livre de danos.

O Conselho Regional de Enfermagem é um órgão de classe comprometido com sua classe e com a sociedade, que executa sua ação precípua de fiscalizar o serviço de enfermagem para garantir uma assistência de qualidade a todos. Com este objetivo seguirá empreendendo todos os esforços e executando as medidas necessárias junto à Superintendência do HUSE, bem como estará demandando os demais órgãos públicos envolvidos nesse processo para que tomem as providências cabíveis no sentido de solucionar com a maior brevidade possível as inadequações detectadas que vão de encontro às resoluções deste Conselho.

 




  • bannerTransparencia 207x 117
  • bannerConvenio207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • e-dimensionamento-207x117