15/08/2019

Coren-SE realiza encontro com profissionais da Atenção Primária

Com o propósito de montar um grupo para discutir diretrizes

Com o propósito de montar um grupo para discutir diretrizes de elaboração do primeiro livro sobre os Protocolos de Enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS) do Estado de Sergipe, o presidente do Coren-SE, Diego Rafael, realizou na tarde desta quarta-feira (14/08), uma reunião com enfermeiros de referência na área. O livro será o primeiro exemplar de Sergipe que normatizará este serviço.

O Grupo de Trabalho de Atenção Primária à Saúde do Coren-SE (GTAPS), será representado por enfermeiros que atuam em municípios de todas as regiões de Sergipe, entre as cidades estão Aracaju, Itaporanga D’Ajuda, Moita Bonita, Canindé de São Francisco e Estância. Docentes e gestores das secretarias de saúde de Aracaju e Estado, também participarão da construção do livro. Os encontros serão realizados, a priori, uma vez por semana na sede do Conselho.

Em abril deste ano, o enfermeiro especialista em Saúde da Família e Vigilância e Saúde, José Magno Alves, viajou a Brasília, representando o Coren-SE, para participar da oficina promovida pelo Cofen para tratar dos Protocolos de Enfermagem em APS. O intuito do Cofen é fornecer todos os subsídios sobre o tema e propor a implantação desses protocolos em todos os estados do Brasil.

Para a integrante do GTAPS, enfermeira Eunice Barreto, atuante na Rede de Atenção Primária do município de Aracaju, há 13 anos, a construção deste livro será um marco histórico na enfermagem sergipana. “Alguns estabelecimentos de saúde realizam atividades de enfermagem sem padronização de protocolos. A criação desse grupo, formado por profissionais que atuam, há anos, na Atenção Primária para elaborar um exemplar, será um projeto de suma importância para o nosso estado”, destaca Eunice ressaltando que “além de padronizar as ações e atividades do serviço de enfermagem, conseguiremos empoderar a equipe e, consequentemente, prestar uma melhor assistência aos usuários”.

Além de Eunice Barreto e José Magno Alves, estavam presentes na reunião o presidente do Coren-SE, Diego Rafael, os conselheiros Conrado Marques, Clarice Mandarino e Claudia Doria, e os enfermeiros Micheline Barros, Igor caio Moreira, Thiago Oliveira, Karolinne Fontes, Sandro Tadeu Alencar e Geison Valença.

 

 

Fonte: Ascom / Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117