19/11/2013

Destaques da Enfermagem Sergipana acontece dia 20

A enfermagem sergipana será homenageada no próximo dia 20, quarta

A enfermagem sergipana será homenageada no próximo dia 20, quarta feira, com a Comenda Enfermeira Carmen Aguiar Novaes, criada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/SE, como reconhecimento das ações que foram e vem sendo realizadas no Estado.

Instituída pela atual gestão do Coren/SE, a Comenda agracia 23 pessoas que engrandeceram a profissão nas áreas de Educação, Saúde Pública, Gestão e Assistencial Hospitalar. A escolha foi feita através de análise no Conselho entre profissionais que atuaram e atuam, com destaque relevante e pleno benefício para a sociedade, bem como os que possuem inscrição mais antiga, e que não tivessem pendências éticas e financeiras junto ao órgão.

A solenidade será realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe, às 14 horas.

Entre os que receberão a comenda estão por ordem alfabética:

Adalberto Matos do Nascimento, Ana Lúcia Araújo Caxico, Dijanira Vasco Perereira, Ivanilda de Araújo Rodrigues, Joélia Barros Fernandes, José Gomes de Oliveira, Leane de Carvalho Machado, Lourdes Goretti de Oliveira Reis, Manoel Carlos Neri da Silva, Maria Antônia dos Santos, Maria da Conceição Mendonça Costa, Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa, Maria Lúcia Teixeira Santos, Marilice Alves de Azevedo, Paulo Carvalho Dantas, Rute Santos Silva, Rute Andrade da Silva, Sândala Maria Teles Santos de Oliveira, Wilma Resende Lima e Zaíra Moura da Paixão Freitas.

Ainda recebem a comenda por honra ao mérito outros profissionais que colaboraram na valorização da enfermagem, mesmo em áreas distintas, como Euza Gentil Missano Costa, procuradora do Ministério Público de Sergiepe, Maria dos Santos, servidora mais antiga do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe e Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, presidente interino do Cofen. 

Que é Carmen Aguiar Novaes

A enfermeira Carmen Aguiar Novaes se formou na Escola de Enfermagem Ana Nery, no Rio de Janeiro, em 1952 e logo que retornou à Sergipe vinculada à Fundação Beneficente de Cirurgia, onde também era funcionária, fundou a Escola de Auxiliares de enfermagem Dr Augusto Leite.

 Foi nomeada pelo Conselho Federal de Enfermagem como coordenadora da Junta Especial, com outras duas profissionais da enfermagem para instituir no Estado o Conselho Regional de Enfermagem. Fundou também a Associação Brasileira de Enfermagem Seção Sergipe – ABEN/SE e conseguiu instituir o curso de Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe, na gestão do então reitor professor João Cardoso do Nascimento Júnior.




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117