25/03/2020

Coren-SE realiza fiscalização no HUSE

A visita ocorreu em dois setores e recomendações foram passadas para devidas adequações

Mais uma fiscalização foi realizada na capital sergipana na última terça-feira, 24/03. A visita da equipe do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) aconteceu no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), no período noturno, e se deu em virtude de denúncias em relação aos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) na Ala Vermelha e à permanência das cirurgias eletivas.

Durante a visitação da Ala Vermelha foi constatada a dispensação de EPIs, reconhecendo estar de acordo com o momento e realidade a qual se encontra o Estado, em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19). Ficou constatada, ainda, a existência e disponibilização de óculos de proteção, máscara N95, capote cirúrgico impermeável e toca para os profissionais de enfermagem da Ala vermelha.

A equipe do Coren-SE também visitou o Centro Cirúrgico, onde ficou constatada a dispensação dos EPIs, porém algumas inconformidades foram identificadas, oportunidade em que foram passadas algumas orientações aos profissionais de Enfermagem em atividade no local. O próximo passo será encaminhar à Responsável Técnica (RT) e gestores as recomendações para adequações imediatas.

Com a verificação in loco, também foi identificada a continuidade da realização das cirurgias eletivas, exigindo maior atenção por parte da equipe de fiscalização do Coren-SE, uma vez que existe Decreto Municipal que suspende a atividade temporariamente. Pra que estas cirurgias ocorram, é necessária a apresentação das devidas justificativas. Com base nisso, estas observações também serão repassadas para a RT e gestão do hospital. Ainda será verificado se o HUSE permanecerá em pleno funcionamento, no que diz respeito aos procedimentos cirúrgicos.

Participaram da fiscalização o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe, Diego Rafael da Silva Borges, e a enfermeira fiscal do Coren-SE, Nívea Fabiana.

A fiscalização do Coren-SE dará continuidade ao acompanhamento das adequações do Hospital de Urgência de Sergipe até que se concretize o cumprimento das prescrições, que visam garantir a qualidade na assistência e segurança para profissionais e pacientes.

 

 

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117