02/06/2020

Coren-SE realiza fiscalização no Hospital de Campanha de Aracaju

Diversos pontos foram avaliados pelo presidente e enfermeiro fiscal do Coren-SE, dentre eles o quadro de funcionários, a disposição de materiai ...

O Hospital de Campanha de Aracaju já está em pleno funcionamento e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SE) realizou, no último sábado, 30/05, mais uma fiscalização para averiguar as condições ofertadas no local. Diversos pontos foram avaliados pelo presidente do Coren-SE, Diego Rafael da Silva Borges, e pelo enfermeiro fiscal da autarquia, Evaldo Lima.

Com a fiscalização in loco, foi possível identificar a pendência relacionada ao déficit de profissionais de enfermagem para o número de leitos ocupados. Segundo informações obtidas e constatadas no local, a estrutura poderá ofertar até 152 leitos, que serão disponibilizados gradativamente. Destes, apenas 26 leitos estavam aptos para internamento, sendo que 23 já se encontravam com pacientes internados, todos eles, na área vermelha.

A justificativa para a ausência do quantitativo de equipe esperada no local, segundo relato da supervisora, foi a evasão e desistência do contrato por parte de diversos profissionais de enfermagem, resultando na lacuna da escala. Logo, para solucionar a questão, já foram disparados pedidos para que ocorra a convocação de mais profissionais que participaram do chamamento público da Prefeitura de Aracaju.

Além disso, no decorrer da fiscalização, foi constatada a insuficiência de determinados instrumentos disponíveis na unidade, a exemplo de bacias para banho, bingo, comadre (aparadeira), biombos, entre outros itens fundamentais para realizar procedimentos como banho ou permitir que o paciente realize necessidades fisiológicas (por opção própria ou limitações motoras) no leito.

Durante a visita também ficou constatada a ausência de profissional Responsável Técnico (RT). Observou-se, ainda, que a quantidade de computadores é considerável, contudo, necessita que o uso seja otimizado, visto que os profissionais de enfermagem relataram dificuldade na realização dos registros no prontuário eletrônico dos pacientes, devido a ocupação prolongada dos equipamentos de informática por outros profissionais .

Outra constatação realizada foi baseada na queixa de pacientes e profissionais. Muitos alegaram que a temperatura do ambiente oscila e que em determinados momentos aumenta significativamente, prejudicando, assim, a oferta de uma assistência de qualidade, principalmente em dias ensolarados, tornando a estadia e atendimento no local completamente desconfortáveis, principalmente para as equipes que utilizam a paramentação completa para atendimento a pacientes Covid-19 positivo. No ato da fiscalização foi observado dois termômetros termostato, um na Farmácia (T:23,1°C) e outro no posto de enfermagem (T: 24,3°C).

Ainda durante a fiscalização, a equipe do Coren-SE foi recebida pela engenheira responsável do Hospital de Campanha, onde tiveram a oportunidade de conhecer as adequações e demais medidas que já estão sendo implementadas, uma delas é um sistema de refrigeração da lona com uma instalação de aspersores ao topo da estrutura do hospital de Campanha.

A quantidade de respiradores também é questionável. A equipe de fiscalização identificou apenas 10 ventiladores mecânicos, sendo que, de acordo com a oferta de 26 leitos da área vermelha e baseado no número de leitos previstos para o Hospital de Campanha, deveriam haver, pelo menos, 26 respiradores. Conforme informações da supervisão, aguarda-se, então, a chegada dos demais equipamentos e o Coren-SE fará este acompanhamento.

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe manterá contato com os gestores sobre o relatório realizado e com os órgãos responsáveis para auxiliar nas cobranças das adequações, delimitando um prazo para a mudança do quadro irregular. Caso não sejam cumpridas as devidas correções, o Coren-SE tomará as medidas judiais cabíveis para garantir a segurança e qualidade da assistência.

 

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117