03/07/2020

Coren-SE participa da Live Nursing Brasil 2020

Evento virtual reuniu profissionais da saúde e contou com 06 palestrantes de diferentes áreas da saúde

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 02 de julho, a Live Nursing Brasil 2020. O evento reuniu palestrantes de renome de diferentes campos da saúde no Brasil e teve como tema principal a “Prevenção do Álcool e Outras Drogas: Saúde Mental, Uso Abusivo e Impacto da Covid-19”.

Ciente da importância de fomentar o conhecimento para profissionais de saúde, o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) assumiu a organização institucional do evento que contou com seis palestrantes, dentre eles o conselheiro e coordenador da Comissão de Gestão de Crise (CGC) da autarquia sergipana e membro da Comissão de Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem, Conrado Marques.

Para o enfermeiro Marcos Garcia Vieira, um dos idealizadores do encontro virtual e do projeto de saúde Trem Baum D+, a iniciativa surgiu para socializar e levantar os conhecimentos acerca da temática, tendo como parâmetro os objetivos de conhecimentos sustentáveis e abordando diversos pontos, como a saúde mental, a mortalidade materna, mortalidade infantil, o racismo, preconceito, a importância da Enfermagem, entre outros.

O representante do Coren-SE, Conrado Marques, salientou a importância de somar diferentes setores para falar do tema central. “Estes casos têm se intensificado e talvez não estejamos observando com atenção sobre o uso do álcool e as drogas, que tem ampliado durante a pandemia”, revelou. Para ele, os pontos abordados pelos demais palestrantes durante a noite iam se interligando, trazendo informações e dados relevantes ao debate.

Conrado Marques evidencia que situações de crise e emergenciais trazem sofrimentos para todos. “Quando ocorrem terremotos, guerras, enchentes, as pessoas tendem a ter respostas emocionais. Com a pandemia não é diferente e diante dela acabam adquirindo estes hábitos viciosos”, destacou.

A consultora nacional da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) / Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Alice Fortunato, auxiliou na direção do debate, que também contou com a presença da presidente do Coren-PA, Daniele Cruz, o enfermeiro epidemiologista e ex-secretário nacional SVS/MS, Wanderson K. de Oliveira, e a psicóloga da Universidade de Yale dos EUA, Graziela Reis.

A transmissão da Live Nursing Brasil 2020 aconteceu no canal do Coren Sergipe no YouTube e ficará disponível para aqueles que não puderam acompanhar o encontro ao vivo e para que os que participaram tenham a oportunidade de rever os conteúdos abordados. Para assistir, clique aqui.

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117