13/11/2019

Coren-SE dá posse e acompanha 14 comissões de ética distribuídas pelo Estado

No último dia 10 de outubro, o Coren-SE deu um

No último dia 10 de outubro, o Coren-SE deu um novo passo em busca de melhores ações no campo da enfermagem em Sergipe. O conselho empossou 14 comissões de ética advindas de 14 instituições do Estado, no auditório do Hospital São Lucas, garantindo novos braços da nossa Comissão de Ética em diferentes hospitais sergipanos.

Durante o evento foram entregues certificados a cada um dos novos membros e realizada capacitação e palestra com o presidente do Coren-SE, Dr. Diego Rafael da Silva Borges, a respeito do código de ética, norte deste trabalho. Além disso, o procurador do Coren-SE, Dr. André Kazukas Rodrigues, explicou sobre o fluxo do processo ético, baseado em resoluções do Cofen – resoluções de Processo Ético, 370/2010 e do Novo Código de Ética, 564/2017.

A conselheira Camila de Oliveira Santana demonstrou alguns casos criados pela Comissão do Coren-SE para exemplificar as diversas denúncias que podem vir a acontecer nas instituições. O intuito era garantir uma maior identificação, familiaridade e a melhor desenvoltura por parte dos novos membros diante de casos semelhantes.

Antes do emposse foi realizada uma sensibilização das instituições sobre a importância de se implantar a Comissão de Ética. Esta sensibilização aconteceu através de reuniões com coordenações, gerências e RTs (responsáveis técnicos) dos hospitais. “Obtivemos um resultado muito satisfatório. Conquistaremos ainda mais com 14 comissões formadas”, comemora a presidente da Comissão de Ética, Laís Valéria Ribeiro Lobo.

BOAS VINDAS

O evento de posse veio, então, com o foco de legitimar e acolher os novos membros da Comissão. Para isso, foi reservado um dia especial com trocas informações acerca dos conteúdos que serão utilizados diariamente por cada um deles. “Queríamos dar boas-vindas e trocar informações. Víamos a necessidade de trazê-los para este contato inicial, agora como membros da Comissão”, esclarece a colaboradora Lara Lidiane da Silva Ramos.

Posterior ao evento cada instituição contou com um encontro com a Comissão de Ética do Coren-SE para as primeiras orientações de como devem prosseguir durante as atividades. “Fizemos questão de mostrar que eles não estão sozinhos neste processo de operacionalizar o Código de Ética. Não queremos apenas empossá-los, mas continuar a dar todo suporte, pois eles são uma extensão para a gente, são um pedaço do Coren-SE lá dentro”, pontua a conselheira Camila de Oliveira Santana.

PRÓXIMOS PASSOS

A Comissão de Ética planeja um encontro com as demais comissões – o I ENCONTRO DAS NOVAS COMISSÕES DE ÉTICA. Um evento de maior porte para discutir diversos assuntos, a exemplo de debates sobre as infrações éticas mais vivenciadas no cotidiano da enfermagem.

Além disso, haverá continuidade ao trabalho de acompanhamento, apoio institucional, visitas cotidianas, disponibilidade diante de qualquer necessidade da presença do membro do Coren-SE em atividades e reuniões, inclusive, para debates in loco a respeito do Código de Ética, um dos pedidos mais frequentes, trabalhando a parte educativa e preventiva, maior objetivo da Comissão de Ética do Coren-SE e das instituições.




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117