29/05/2020

Coren-SE conquista adequações no Hospital Universitário após fiscalização

Importantes êxitos foram alcançados, a exemplo da testagem, acolhimento e capacitação de profissionais, dispensação adequada de EPI ...

Os reflexos da última fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) no Hospital Universitário de Sergipe (HU) têm sido bastante positivos. Em uma nova visita realizada nesta quinta-feira, 28/05, pelo enfermeiro fiscal Evaldo Lima, foi possível confirmar as adequações solicitadas à instituição de saúde e identificar melhorias em diversos pontos.

Um dos importantes êxitos alcançados foram as testagens e acolhimentos dos profissionais de Enfermagem com síndrome gripal do próprio Hospital Universitário. Com a mudança, o setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) do HU é quem executará estes serviços. Ou seja, os profissionais não precisarão mais se dirigir a outros serviços, públicos ou privados, para serem atendidos quando apresentarem sintomas gripais.

Outra conquista reconhecida durante a visita foi a abertura de área (enfermaria) para operacionalizar a transferência de pacientes contaminados com Covid-19 que dividem espaço na mesma enfermaria com pacientes que apresentam apenas outras patologias. Além disso, o Coren-SE também conseguiu a possibilidade de agilizar a capacitação dos profissionais de Enfermagem da instituição.

Também foi identificada a melhoria da central de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que, após recomendações do Coren-SE, tem operacionalizado a disponibilização de máscaras N95 /PFF2 e capotes no próprio serviço de atuação das equipes de saúde, evitando assim, que profissionais precisem se deslocar até a central para fazer a retirada destes materiais, diminuindo riscos de contato e contaminação operacionais, biológicas ou químicas.

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe continuará com o acompanhamento do que necessita ser melhorado e as respectivas implementações destes serviços acordados durante as averiguações e permanecerá realizando as fiscalizações para assegurar que todos os serviços terão qualidade e segurança, tanto para profissionais de enfermagem quanto para a assistência em geral.

 

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117