27/11/2017

Coren recebe representante do Conselho Nacional de LGBT para iniciar a campanha de Nome Social

  A presidente do Coren-SE, conselheira Maria Cláudia Mattos recebeu

 

A presidente do Coren-SE, conselheira Maria Cláudia Mattos recebeu hoje pela manhã, dia 27, a conselheira nacional da Rede Nacional de Pessoas Trans – REDE TRANS BRASIL e presidente da Associação Sergipana de  Transgênero (Astra LGBT), Tatiane Araújo para iniciarem uma campanha em prol ao uso da carteira de inscrição profissional com o nome social, pelas pessoas transexuais, seguindo a Resolução Cofen 537/2017. A campanha será lançada nas redes sociais e alerta aos profissionais de enfermagem para que usufruam desse direito, vindo até o Coren-SE e fazendo valer, em sua profissão, o nome como deseja ser oficialmente reconhecida.

A campanha será lançada em formato de vídeo e cards nas mídias digitais do Regional e das organizações em que Tatiane Araújo faz parte.

Entre os dados passados pela Presidente da Astra, após uma pesquisa sobre profissões, realizada no Brasil, um índice que chama a atenção é que entre as pessoas Transexuais e Transgêneros, 80% seguem como profissional do sexo e dos 20% restante, 5% adentram na carreira profissional de enfermagem. Então, para garantir que essas pessoas possam ser respeitadas pelo nome que desejam, o Cofen oficializou através dessa resolução, em fevereiro de 2017 e o Coren-SE chama aos interessados que venham fazer suas carteiras.

Nome Social

Pela resolução, fica assegurada a possibilidade de uso do nome social aos profissionais de enfermagem travestis e transexuais, em seus registros, carteiras, sistemas e documentos, na forma disciplinada pela Resolução.

Entende-se por nome social aquele adotado pela pessoa, por meio do qual se identifica e é reconhecida na sociedade, a ser declarado pela própria pessoa, sendo obrigatório o seu registro. Durante o exercício laboral, o profissional poderá se utilizar do nome social seguido da sua inscrição junto ao Coren.

Matéria Relacionada

Por Valéria Bezerra




  • bannerTransparencia 207x 117
  • bannerConvenio207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • e-dimensionamento-207x117