06/07/2018

Conselheira do Coren-SE viaja a Brasília para participar de Oficina sobre Práticas de Enfermagem na Atenção à Saúde Primária

O objetivo é estabelecer um diagnóstico das ações realizadas na Atenção Primária/Atenção Básica nas diferentes regiões do país.

Termina hoje, dia 06, a Oficina relativa à pesquisa sobre as Práticas de Enfermagem na Atenção à Saúde Primária. A conselheira regional de Sergipe, Claudia Doria está em Brasília, reunida desde ontem com conselheiros e colaboradores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, e professores universitários, para estabelecer um diagnóstico das ações realizadas na Atenção Primária/Atenção Básica nas diferentes regiões do país e analisar quais podem ser elencadas como Práticas Avançadas de Enfermagem.

A pesquisa que foi aprovada por unanimidade na plenária do Cofen realizada no final de maio deste ano, será coordenada pelo Núcleo de Estudos de Saúde Pública da UnB e seus resultados subsidiarão marcos normativos que garantam a autonomia dos enfermeiros com utilização de protocolos específicos para assegurar a qualidade e a segurança do atendimento à população.

Segundo Claudia Doria, a oficina está sendo muito produtiva e enriquecedora. “Contribuir na construção dessa pesquisa, juntamente com conselheiros e acadêmicos de diversas universidades do Brasil, com certeza será um marco histórico para novos rumos da prática do enfermeiro na Atenção Primária em nosso país”.

O Cofen é parceiro da Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) na implementação da Enfermagem de prática avançada no Brasil, voltada para o aumento de cobertura e ampliação do acesso na atenção primária à saúde. O objetivo é ampliar o escopo de práticas dos profissionais, desenvolvendo e aprofundando o trabalho interprofissional na atenção básica. A OPAS/OMS defende a ampliação do papel dos enfermeiros na atenção primária à saúde como estratégia imprescindível à universalização do acesso.




  • bannerTransparencia 207x 117
  • bannerConvenio207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • e-dimensionamento-207x117