20/05/2019

Comissão de PICs se reúne com Consórcio de Saúde Integrativa

“Os enfermeiros estão em primeiro lugar no desenvolvimento de PICs”.

Comissão de PICs debateu as pesquisas realizadas por enfermeiros

A Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Federal de Enfermagem (PICs) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (20), com o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, projeto que visa integração nacional e internacional entre os grupos de pesquisa. O encontro estuda firmar parceria com o Cofen.

O presidente do Consórcio, Ricardo Ghelman, apresentou o projeto e ressalta que os enfermeiros são os profissionais que mais estudam e realizam as práticas integrativas em saúde. “O objetivo é aprimorar as pesquisas de práticas integrativas, impulsionando o desenvolvimento de estudos na área. Os enfermeiros estão em primeiro lugar no desenvolvimento de PICs nas instituições de saúde”, disse.

O coordenador da comissão, Marcelino Cavalcante, afirma que o programa possibilitará fortalecer a especialidade e trazer mais evidências. “A Enfermagem é a categoria de saúde mais antiga no ramo das práticas integrativas, e nós atuamos nos mais diversos tipos de atenção. Caso esse convênio seja firmado, vamos repercutir e implementar políticas públicas”, ponderou.

Para a comissão, o projeto possui vários pontos positivos, dentre eles, respaldar o enfermeiro sobre as PICs e aprimorar as pesquisas que são realizadas na área, comprovando cientificamente as evidências, e por fim, fortalecer a Enfermagem brasileira.

Além da presença do presidente do Consórcio, contamos com a participação do represente do jurídico do Cofen e integrantes da Comissão de PICs do Cofen, Marcelino da Silva Cavalcante, Ana Cristina de Sá, Daniele Vasconcelos, Jurema Cláudia Ferreira e Ana Cecília Melo.

Fonte: Ascom – Cofen




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117