09/04/2019

Cofen participa de lançamento sobre uso racional de medicamentos

Documento foi lançado nesta segunda-feira (8), na OPAS, em Brasília.

O lançamento do livro “Uso de medicamentos e medicalização da vida: recomendações e estratégias” aconteceu nesta segunda-feira (8), na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília. O documento é um trabalho desenvolvido pelo Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, tendo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) como integrante do grupo, representado pela colaboradora Carmen Lupi.

O manual aborda a medicalização da vida, o uso de medicamentos por grupos em situação de vulnerabilidade e uso racional de antimicrobianos. A participação do Cofen levantou a discussão sobre a problemática do atendimento ao usuário e a prescrição de medicamentos pelas equipes de Enfermagem.

“O uso racional de medicamentos não é só uma questão da farmacologia, toda equipe multiprofissional tem que conhecer e a Enfermagem está na linha de frente de atendimento ao usuário. Realizamos a consulta de enfermagem, a prescrição e dispensa a medicação”, disse Carmen. A colaboradora destacou, ainda, a importância de publicação e a implementação das recomendações na Atenção Básica.

A publicação é resultado de debate realizado em agosto de 2018 entre representantes do grupo e especialistas sobre os temas de medicalização. Após o lançamento, o comitê começou a alinhar a organização do Congresso do Uso Racional de Medicamentos, que acontecerá em novembro. O evento será aberto para os profissionais de Enfermagem e demais profissões.

Fonte: Ascom-Cofen




  • bannerTransparencia 207x 117
  • bannerConvenio207x117
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • e-dimensionamento-207x117