- Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe - http://se.corens.portalcofen.gov.br -

Cofen participa de 1º Congresso Internacional de Ozonioterapia Médica

[1]

Márcia Anésia realiza palestra no 1º Congresso Internacional de Ozonioterapia Médica.

A Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM) convidou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para o 1º Congresso Internacional de Ozonioterapia Médica, que ocorreu de 29 a 31 de março, em São Paulo.

O Cofen foi representado pela conselheira federal Márcia Anésia, que ministrou a palestra “Ozonioterapia em feridas – aspectos clínicos, econômicos interdisciplinaridade e experiência internacional”. A conselheira destacou também a história do Cofen em relação a visão do quantitativo nacional, a legislação e as sociedades vinculadas as ozonioterapia em feridas.

“A regulamentação do uso da técnica por enfermeiros busca garantir a segurança do paciente e estabelecer marcos normativos, inclusive quanto à certificação dos equipamentos de produção de ozônio medicinal pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, diz Márcia.

A presidente da SOBOM, Maria Emília, elogiou o trabalho realizado pelo Cofen e destacou o quanto admira a instituição que visa o bem-estar do paciente. Destacou também a presteza em que a prática da Ozonioterapia por enfermeiros em feridas foi aprovada.

O que é Ozonioterapia – A prática consiste na administração terapêutica de ozônio, gerando aumento da oxigenação tecidual e do metabolismo. As concentrações e modo de aplicação variam de acordo com a afecção a ser tratada, já que a concentração de ozônio medicinal determina o efeito biológico e o modo de aplicação relaciona-se à sua ação no organismo. Com diversos usos na Medicina e Odontologia, a técnica está em expansão na Enfermagem, como terapia complementar capaz de auxiliar na cicatrização de feridas extensas e contribuir para evitar amputações, entre outros usos.

Fonte: Ascom-Cofen