- Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe - http://se.corens.portalcofen.gov.br -

Cofen e Ministério da Saúde realizam evento sobre uso de medicamentos

[1]

Integrantes da Comissão Científica do 2º Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), a comissão científica do Ministério da Saúde para discutir e alinhar o 2º Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos, que acontece em novembro, em Brasília.

O evento, com data e programação divulgadas em breve, vai ter espaço para receber 1.300 profissionais de todas as áreas da Saúde.  No entanto, o encontro, que reuniu integrantes da comissão, debateu a montagem da programação e ideias a serem implantadas no congresso.

A representante do Cofen na comissão, Carmem Lupi, destacou que esse é um momento importante para a Enfermagem mostrar seu trabalho no uso racional de medicamentos. “A Enfermagem prescreve e está na linha de frente do uso de medicamentos. Por isso, precisamos mostrar as experiências exitosas dos nossos profissionais e demais profissões que estarão presentes no congresso”, finalizou.

O congresso contará com mesas redondas, oficinas, rodas de conversa, apresentações de trabalhos científicos. As enfermeiras Carmem Lupi e Cleide Mazuela são colaboradoras do Cofen e fazem parte da comissão do congresso.

Cofen participa de lançamento sobre uso racional de medicamentos – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em parceria com o Cofen, lançou o livro “Uso de medicamentos e medicalização da vida: recomendações e estratégias [2]”. O documento é um trabalho desenvolvido pelo Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, que aborda a medicalização da vida, o uso de medicamentos por grupos em situação de vulnerabilidade e o uso racional de antimicrobianos. A participação do Cofen abordou a problemática do atendimento ao usuário e a prescrição de medicamentos pelas equipes de Enfermagem.

Fonte: Ascom – Cofen