13/10/2020

Cofen decreta luto de três dias pela morte do conselheiro Ronaldo Beserra

Conselheiro, que se destacou pela defesa do SUS e do exercício legal e ético da profissão de Enfermagem, foi vítima da pandemia de covid-19

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) decretou luto oficial de três dias pela morte do conselheiro Ronaldo Miguel Beserra, por complicações decorrentes da covid-19. Ex-presidente do Coren-PB, o conselheiro federal era um defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e do exercício profissional ético e legal.

Ronaldo nasceu no sertão paraibano, no munícipio de Souza, iniciou sua vida profissional em 1986, como auxiliar de Enfermagem, formando-se técnico e, posteriormente, enfermeiro. Era Capitão da Polícia Militar da Paraíba (Quadro da Saúde). Sua sede de saber e as necessidades de trabalho o levaram a concluir pós-graduações em Terapia Intensiva, em Urgência/Emergência e mestrado em Terapia Intensiva. Atualmente, fazia doutorado em Terapia Intensiva.

Sempre atuou no sistema único de Saúde, sendo concursado em dois hospitais. No Hospital da Polícia Militar, foi coordenador de Urgência, supervisor Geral de Enfermagem, e Diretor Administrativo. Em 2015, exerceu o cargo de coordenador de Enfermagem do SAMU de João Pessoa.

Sua trajetória no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem remonta a 1990, quando foi eleito conselheiro pela primeira vez. Foi o primeiro técnico de Enfermagem a ocupar o cargo de tesoureiro do Coren/PB, após autorização do Cofen, pois na época os profissionais do quadro II não ocupavam cargos da diretoria. Foi eleito presidente do Coren-PB na gestão de 2012 a 2014 e reeleito para a gestão 2014 a 2017.

Em 2018, foi eleito conselheiro federal. Coordenava a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem) e era membro da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militar). Participou, como tesoureiro, da Junta Interventora no Coren-MA. Manteve-se ligado à Enfermagem paraibana, dirigindo, inclusive, um programa de rádio voltado exclusivamente para a categoria.

 

Fonte: Ascom – Cofen




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117