29/05/2020

14 ª Jornada de Enfermagem da Unit tem participação do Coren-SE

Evento contou com palestras do presidente do Conselho e do coordenador da Comissão de Gestão de Crise do Coren-SE

Alunos e profissionais estão participando da 14ª Jornada de Enfermagem Unit, com a temática central ‘Gestão e Assistência de Enfermagem no Enfrentamento à Covid-19’, realizado entre os dias 28 e 29 de maio. O evento, realizado virtualmente, é totalmente gratuito e visa alcançar milhares de participantes, além de reunir palestrantes de relevância abordando as mais diversificadas temáticas.

Na manhã desta quinta-feira, 28/05, o conselheiro e coordenador da Comissão de Gestão de Crise (CGC) do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), Conrado Marques, representou a autarquia na composição de mesa de abertura. Para ele, a oportunidade foi bastante positiva e relevante para o cenário da enfermagem sergipana, que tem se adaptado positivamente, sempre buscando alternativas de melhorias da assistência.

Além da composição da solenidade virtual de abertura, Conrado Marque também ministrou a temática ‘O Cenário da Enfermagem no Enfrentamento da Covid-19’. Dentre os pontos abordados pelo conselheiro, estavam as principais ações da CGC e as fragilidades encontradas nas inspeções e fiscalizações. “Uma oportunidade única para dialogar sobre esta situação que reflete em toda a sociedade”, revela Conrado.

Para o presidente do Coren-SE, Diego Rafael da Silva Borges, que também participou do evento virtual no turno vespertino, a Jornada de Enfermagem é oportuna, pois surge como forma de ferramenta para auxiliar a atualização, capacitação e aprendizagem de importantes métodos. “Um evento como este é de suma importância para transmitir conhecimento e realizar uma troca de experiência e saberes”, evidencia.

A Jornada tem trazido conhecimento sobre a realidade que a população e profissionais enfrentam neste período crítico. Diego Rafael ministrou apresentação sobre a ‘Liderança do Enfermeiro em Situações de Crise’. “Tratei da liderança do enfermeiro e enfermeira em frente à crise da pandemia da Covid-19. Foi demonstrado a importância deste profissional na liderança da equipe de Enfermagem e o papel fundamental que tem numa equipe multidisciplinar, seja na elaboração de fluxo, protocolo ou em tomadas de decisões cruciais” descreve o presidente.

Além dos pontos positivos já abordados, a jornada traz uma outra relevante qualidade, a de utilizar a plataforma virtual que garante maior alcance e acessibilidade ao conhecimento e debate. De acordo com a coordenadora do curso de enfermagem da universidade, Maria Pureza, estima-se que mais de 1.500 pessoas participem do evento durante os dois dias.

Amanhã, 29/05, A Jornada de Enfermagem terá novas temáticas, a exemplo de ‘Covid-19: Boas Práticas em Biossegurança na Atenção Especializada’, ‘Covid-19 e Coração: Por Que Ultilizar Anticoagulantes nas Formas Graves da Doença’ e ‘Checklist da Prona Segura: A Importância de Cuidados de Enfermagem para Mitigar Danos’.

Fonte: Ascom Coren-SE




  • bannerConvenio207x117
  • bannerTransparencia 207x 117
  • e-dimensionamento-207x117